19/12/2011

Ratos, baratas e outros insetos em restaurantes

Quando você escolhe onde almoçar ou jantar, certamente a limpeza e organização do ambiente são fatores que influenciam na sua decisão de compra. Porém, quando o assunto é alimentação, você sabe como a cozinha está sendo cuidada?

A resposta, na maioria das vezes é "não". Bom, você deve pensar que existe a vigilância sanitária ou a ANVISA fiscalizando estes lugares, correto? Ou então, deve imaginar que o dono é preocupado em manter a cozinha limpa e organizada para que a comida esteja sempre impecável...

Seja qual for o seu pensamento, é provável que você esteja errado. Infelizmente, a fiscalização em bares e restaurantes é bem fraca, assim como a vontade de alguns donos deles em possuir uma cozinha limpa e organizada. Existem lugares que há mais de ano não recebem uma visita para inspeção do ambiente, enquanto existem outros que nem sequer possuem licença para operar.


Mas então, como saber se o local onde escolho para comer está limpo, organizado e livre de pragas? 

Em primeiro lugar, geralmente eles exibem certificações da vigilância sanitária e/ou outro órgão competente. 

Em segundo lugar, procure saber se o negócio possui certificado de controle de pragas (desinsetização e desratização) e se ele está em dia. Isso porque, sempre que uma empresa séria executa este serviço em algum local, ela entrega um certificado dizendo o que foi feito e que produtos foram aplicados. Estes certificados geralmente possuem validade de 6 meses, e devem conter nome e assinatura de um técnico responsável pelo serviço realizado no local.

Por último, alguns bares e restaurantes não possuem tais certificados, porque simplesmente acham muito caro gastar R$ 200, R$ 300 reais para manter seu negócio livre de pragas por 6 meses. Ah, e a vigilância sanitária e a ANVISA determinam (por lei) que estabelecimentos que lidam com alimentos, higiene, limpeza e remédios devem possuir tais certificados sob pena de multa ou não renovação de alvará. Portanto, perguntando isso você evita de comer em um local sujeito à todo tipo de rato, inseto e demais doenças que eles podem causar caso entrem em contato com a sua comida!

É isso, para se prevenir não é difícil, então a dica é que você fique de olho bem aberto. 

Até breve!

* Tem alguma dúvida, sugestão de pauta ou quer enviar seu texto para ser publicado aqui? Entre em contato conosco via deptecnico@fitolog.com.br!

Nenhum comentário:

Postar um comentário